1 2 3 4

Central EM-3


Lembra da M3 prototipo da Central?? Sim agora ela foi lançada. Ela foi projetada para ter muito downforce dianteiro, trazendo para o carro melhor facilidade para curvas e estabilidade. Essa nova bolha tem um CG bem baixo para evitar a rolagem do carro nas curvas. A bolha será produzida em duas versões Light com poli carbonato de 0.6 e normal com poli carbonato de 0.7. Ela ainda não é Homologada porem o pedido a EFRA ja foi enviado.
Ler Mais

Pneus Edam


A fabricante Edam mostra seus novos produtos, pneus para a escala 1/10. Eles serão fabricados e vendidos prontos com as rodas nas cores branco ou verde-florescente, e nas durezas ja comuns 35,37,40,42,45. Ela anuncia também que terá pneus 26 e 30mm para 1/10 200mm e pneus 30 e 40mm para 1/10 220mm.
Ler Mais

Opcionais 733


O Serpent 733 é um dos carros com mais possibilidades de mudança de setup existente, pois além das regulagens "normais" ele traz também ciosas que antes não era possivel mudar em outros carros como a regulagem do entre-eixos, correia preta ou laranja, Com stifner ou sem stifner, entre outros. Outra regulagem possível no 733 é a dureza dos braços de Suspensão, até pouco tempo atrás era apenas normal e duro. Agora a Serpent lançou também a de dureza média. Enquanto o mais Duro vai muito bem em dias mais quentes e quando a pista está com muita tração, a média vai bem em dias com a temperatura mais amena e em pistas com média e baixa tração.



A Xceed lança também novos opcionais, a porca em Titânio promete prender melhor a roda evitando com que ela se solte. O outro opcional é um novo disco de freio, ele é feito de um novo tipo de aço causando uma frenagem mais uniforme e mais rápida. O disco de freio serve tanto para o 733 quanto para o 966 em alguns 1/8 disponíveis no mercado.
Ler Mais

Como fazer o setup (INICIANTES)


Vamos começar agora a ensinar sobre como fazer o setup do seu carro. Para começar não importa qual seja o seu carro, prenda a mesa e olhe o camber, o risco maior e no meio é o zero quanto mais o risco se inclinar para fora mais negativo o camber esta e quanto mais inclinado para dentro mais positivo é o camber, lembrando que em 99,9% das vezes o camber é negativo ou zero.

COMO REGULAR O CAMBER




Como pode se ver na foto acima para regular o camber traseiro basta aumentar ou diminuir o tamanho do link que a seta aponta. Ja o camber dianteiro para muda-lo basta você apertar o parafuso de cima ou de baixo do "telefone" ou "bloco da direção" dianteiro. Os efeitos da mudança de camber tanto dianteiro quanto trazeiro você encontra mais para o fim do Post.

Como regular o Toe




A régua do Toe é aquela que vai por cima e ela funciona assim. Quanto mais inclinado para dentro o risco estiver / menor é o angulo do Toe e quanto mais inclinado para fora \ maior o angulo do Toe. Lembrando que na traseiro normalmente se utliza toe-in ou seja um angulo inferior a zero. Ja o dianteiro normalmente é zero ou maior que zero, porem pode ser menor que zero também. Para muda-lo é o contrario do camber, no dianteiro se mexe no link e no traseiro no parafuso do "bloco".

DOWN STOP






O downstop é o limite de quanto o braço a suspensão abaixa e determina o quanto que o chassis levanta. Isso influencia na dirigibilidade e causa um impacto direto sobre a transferência de peso. O efeito pode mudar de acordo com o tipo de pista e/ou o quanto de grip a pista possui.

Um valor de downstop mais baixo deixa o carro mais arisco porém menos estável, sendo melhor em uma pista de superfície irregular ou em pistas com curvas de baixa velocidade. Isso permite que o chassi se mova mais em baixas acelerações ou frenagens (respectivamente), resultando numa maior transferência de peso.

Um valor de downstop mais alto deixa o carro mais estável e isso é melhor em pistas regulares. Isso previne que o chassi mova exageradamente em baixas acelerações ou frenagens (respectivamente), resultando numa menor transferência de peso.


Lembrando que isso que estamos tratando agora é o basico, tem outros acertos como centro de rolagem, difrencial, entre outros. Abaixo as reações do carro em cada mudança:

TOE
Quando um par das rodas é ajustado de modo que estejam apontadas ligeiramente para o centro (olhando de cima), podemos dizer que o par tem TOE-IN ou Convergência. Se apontarem para fora, dizemos que o par de rodas tem TOE-OUT ou Divergência.
A quantidade de TOE é medida em graus, através do ângulo que as rodas estão. Quando estão paralelas então estão em 0 graus. Também pode ser medida através da distância entre a roda/pneu e o chassis. Os ajustes do TOE afetam três áreas principais de desempenho: desgaste dos pneus, a estabilidade em linha reta e características de segurança na entrada das curvas.

Para minimizar o desgaste dos pneus e a perda de potência as rodas devem apontar diretamente para frente quando o carro está correndo em linha reta. Toe-in ou Toe-out excessivos fazem com que os pneus "escorreguem" sempre que são virados (entrada de curvas). Muito Toe-in causa o desgaste acelerado nas bordas externas dos pneus, quando tem muito Toe-out causa o desgaste nas bordas internas.

CAMBER
A força que o pneu pode desenvolver em uma curva é altamente dependente de seu ângulo relativo à superfície da pista, e portanto o Camber tem o principal efeito sobre a estabilidade (grip) de uma carro na curva. Ajustes apropriados de cambagem são cruciais para se conseguir velocidade máxima nas curvas.
Quando a cambagem é ajustada corretamente ela permite a toda a superfície do pneu aderir à pista, maximizando o uso da área de contato do pneu ao fazer-se curvas em altas velocidades. Ajustes de cambagem são utilizados para manter a maior aderência possível da superfície do pneu com as curvas da pista.

Guia Rápido de Setup
Comando de direção lento
endureça a suspensão dianteira
endureça a barra estabilizadora dianteira
Resposta excessivamente rápida na direção (muito arisco)
amoleça a suspensão
amoleça a barra estabilizadora dianteira
Perdendo muita velocidade durante a curva
deixe a suspensão traseira mais mole do que a dianteira
endureça o diferencial
Saindo de traseira no meio da curva
aumente o camber negativo na traseira
Pouca direção no meio da curva
amoleça a barra estabilizadora dianteira
Saindo de traseira na saída de curva sob potência
amoleça a barra estabilizadora traseira
aumente o toe-in na traseira
Sai de frente nas curvas
amoleça a barra estabilizadora dianteira ou endureça a traseira
amoleça o diferencial
aumente o toe-out na dianteira
Sai de traseira nas curvas
amoleça a barra estabilizadora traseira ou endureça a dianteira
Instável na frenagem
diminua o camber negativo da dianteira
Pouca tração na saída da curva
diminua o camber negativo na traseira


Qualquer duvida entre em contato conosco. guima.rc@hotmail.com

Essas informações podem ser encontradas também no Dicas Guima Rc. www.dicasguimarc.blogspot.com
Ler Mais

Campeonato Alemão 2a etapa


A segunda etapa do campeonato alemão de automodelismo foi marcada por muita chuva e altas disputas.
Logo pela manhã a chuva ja era um problema para os pilotos, ainda mais porque a pista tinha pouca area de escape e baixa aderência, logo o piloto local Daniel Toennessen com grande experiência naquela pista fez a Pole com seu Mugen uma volta a frente de Dieter Fleischer, Michael Salven e Sebastian Buerge.



Durante as semi-finais a chuva deu uma parada e Tobias Hepp com seu 733 venceu a Semi-B e na Semi-B a vitória foi de Rene Puepke.



Durante a final a chuva voltou e voltou com tudo, Daniel Toennessen logo na largada continuou na frente e tinha uma vantagem confortavel sobre Salven e Hepp. Porem tanto Salven quanto Hepp vinham cada vez mais rápido tirando a vantagem de Toennessen que contou com a falta de sorte de seu motor apagar 2 vezes, assim Michael Salven assumiu a ponta com Tobias Hepp em segundo. Agora a batalha era interna Serpent X Serpent, o experiente Salven contra o jovem Hepp.
Hepp conseguia ser mais rápido que Salven por ser mais ousado, contudo como a pista estava muito lisa devido a chuva a tocada Suave e conservadora de Salven levou ele a vitória 5 segundos a frente de Hepp.
Vale lembrar que na final apenas 4 pilotos competiram devido a forte chuva: Toennessen, Fleischer, Salven e Hepp.



Resultado final:

1. Michael Salven, 81 Voltas – Serpent / Mega
2. Tobas Hepp, 81 – Serpent / Novarossi
3. Daniel Toennessen, 78 – Mugen / Novarossi
4. Dieter Fleischer, 60 – Kyosho / RB
5. Sebastian Buerge, DNS – Mugen / Novarossi
6. Rene Puepke, DNS – Mugen / Reds Racing
7. Uwe Baldes, DNS – Mugen / Orcan
8. Bernd Rausch, DNS – Kyosho / Team Orion
9. Marco Nenner, DNS – Kyosho / Team Orion
10.Klaus Vollmert, DNS – Xray / Orcan
Ler Mais

Protoform P56


A Protoform anuncia mais uma bolha a tempo do campeonato Mundial. A P56 tem a idéia de ser compacta e oferecer respostas mais rápidas com um downforce muito bom.



Outro ponto forte dessa bolha é seu aerofólio que pode ser facilmente ajustado para frente e para trás como nos 1/8 trazendo muito praticidade para tentar mudanças rápidas no carro.



Resumindo é uma nova bolha inovadora pronta para o mundial pois ela está homologada pela IFMAR, apenas a data de lançamento dela é uma incógnita porem deve ser breve.
Ler Mais

MUDANÇA NO BLOG

ATENÇÃO DO DIA 03/05/2010 ATÉ A DATA MAXIMA DE 05/05/2010 O BLOG ESTARÁ EM MUDANÇA DE LAY-OUT.

GRATOS!!!

04/05/2010 19h 35m

Mudança completa, a partir de agora tudo voltando ao normal!!!
Ler Mais

3a Etapa do Campeonato Paulista 2010


A terceira etapa do Campeonato Paulista de Automodelismo aconteceu esse fim de semana na pista do Carrefour em Jundiai com as categorias 1/10 sport e 1/10 racer.
Na categoria 1/10 Sport Marcel Ernandez com 21 voltas em 5:11:681 seguido por Xu Lie 20 5:01.988 e Evandro Giroto 20 5:03.179. Na final Sandro Martinez atual lider do campeonato veio muito bem e ganhou a corrida 1 volta a frente de Marcel Ernandez e 3 a frente de Luiz Pedro.



Na categoria Racer Flávio Elias fez a Pole Position a frente de Guilherme Rodrigues e Renato Paiva. Na final Flávio manteve sua supremacia e ganhou com uma folga consideravel de 3 voltas em cima de Leandro Campos e 4 em cima de Guilherme Rodrigues.

Ler Mais

Avaliação de produto: Serpent 733


Cá estamos nós novamente para avaliar este bólido carro. João Victor Guimarães vai falar um pouco do que achou do carro até agora.
"Um carro muito rápido e estável o 733 com certeza absoluta é, nesta ultima etapa da Copa Kaypira tanto eu quanto Clark Guelfi ficamos muito contentes com o desempenho de nossos 733, pois durante todo dia tivemos um carro muito estável que se mostrava pronto para responder e aceitar alguns desaforos. O carro se mostrou fácil de acertar novamente em uma pista bem diferente de piracicaba. Meus problemas na corrida começaram devido a biela do meu motor que abriu o bico pouco antes do inicio das classificações, porem o carro é frágil em alguns quesitos como por exemplo a coroa da Primeira marcha que ao longo da corrida foram 9 quebradas, mesmo que 5 delas com a mesma pessoa, outra peça interessante para ter em estoque é o tanque que vez ou outra quebra."
Ler Mais
 
Guima RC | by TNB ©2010